Janete Rocha Pietá representará a Câmara de Guarulhos na COP30
Soberana news
Designada pelo presidente Martello, vereadora participará da Conferência da ONU sobre Clima em Belém (10 a 21/11)
A vereadora Janete Rocha Pietá (Rede) foi designada pelo presidente da Câmara Municipal de Guarulhos, vereador Fausto Miguel Martello (Republicanos), para representar o Legislativo guarulhense na COP30 — 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que ocorrerá de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA). O anúncio foi feito por Martello durante a sessão desta quarta-feira (05/11).
“Quero parabenizar a vereadora Janete por sua determinação em participar da COP30. Tenho certeza de que, não só a Câmara Municipal, mas toda Guarulhos, terá uma representante digna, trabalhadora e competente. A senhora merece”, afirmou Martello.
Da tribuna, Janete informou que se preparou ao longo do ano em cursos voltados à pauta climática. “É com muita satisfação e responsabilidade que informo a esta Casa minha participação na COP30”, disse. A parlamentar destacou a necessidade de participação efetiva dos Parlamentos — federal, estaduais e municipais — nas resoluções do encontro. “É no Parlamento que se constroem as leis para a defesa do nosso planeta e do meio ambiente”, afirmou.
Janete integrará a lista de parlamentares que estarão no pavilhão das autoridades nacionais e internacionais, não apenas para discutir encaminhamentos, mas também para buscar recursos que viabilizem a implementação das decisões. A vereadora ressaltou que a COP30 “não é algo abstrato”, lembrando que eventos extremos, como enchentes, exigem projetos de adaptação urbana e financiamento para sua execução. “Ainda é possível reduzir os efeitos das mudanças climáticas e avançar rumo a um mundo em equilíbrio”, concluiu.
A COP30 reunirá líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para discutir ações de redução de emissões de gases de efeito estufa, adaptação, financiamento climático para países em desenvolvimento, tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono, além da preservação de florestas e biodiversidade e da justiça climática.
Em Sessão Ordinária, Câmara de Guarulhos aprova sete projetos em primeiro turno
Criação do Dia do Perito Judicial e implantação de guaritas nos próprios municipais foram duas das propostas referendadas pelos vereadores
Na Ordem do Dia da Sessão Ordinária realizada na tarde desta quarta-feira (05/11), na Câmara Municipal, os vereadores de Guarulhos discutiram e aprovaram, em primeiro turno de votação, sete projetos de lei. Foi o caso do PL 117/2025, de Carlinda Tinôco (Republicanos), que institui o Dia do Perito Judicial no Calendário Oficial do Município
Na sequência, foram aprovados: PL 2491/2019 de Danilo Gomes (Republicanos) e Carol Ribeiro (MDB), que dispõe sobre a implantação de guaritas nas unidades de serviços públicos; PL 3369/2017, de Edmilson Souza (PSOL), que estabelece regras para a compensação dos dias não trabalhados por servidores e servidoras municipais em decorrência de decisão tomada em assembleia convocada pelo sindicato da categoria; e PL 2120/2022, de Karina Soltur (PSD), que dispõe sobre o sigilo de informações acerca do nascimento e do processo de entrega direta de recém-nascido para adoção por pessoas gestantes
Finalizaram a pauta o Projeto de Resolução 032/2025, que altera a Resolução 399/2009, no que diz respeito a licença para tratar de assuntos particulares, diminuindo de 15 para sete dias o período mínimo a ser solicitado; o Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal-LOM 4/2025, de Martelo (PDT) e outros vereadores e o Projeto de Decreto Legislativo 18/2025, de Guto Tavares (PDT), que concede o título de Cidadão Guarulhense ao presidente do Sindicato dos Gráficos de Guarulhos e Região Francisco Wirton. Esse, aprovado em votação única.
Comentários (0)